A Bíblia e os Usos e Costumes



Heribaldo Vilanova Silveira
A questão dos usos e costumes entre os evangélicos brasileiros, e principalmente entre os pentecostais, não é matéria pacífica. As questões suscitadas, são geralmente vinculadas ao uso de brincos, braceletes, colares, jóias, roupas,batons, etc., os quais são tidos por algumas denominações, instrumentos incompatíveis com a santidade de uma mulher evangélica, pois, são elas as mais visadas.
É verdade que algumas denominações pentecostais, mais antigas no Brasil, e que durante vários anos não toleravam seus membros de usarem estes utensílios, vêm repensando tais concepções e tolerando algumas práticas, permanecendo, contudo, a concepção geral de que os ensinos bíblicos condenam estes usos e costumes.
A prática evangélica tem demonstrado que nem sempre é fácil separar doutrina e costume. A primeira, de caráter permanente, ou seja, são verdades reveladas por Deus aos homens, imutáveis no tempo; a segunda, transitória, passível de mudanças.
Considerando a importância do tema e desejoso de trazer-lhes um ensino bíblico maduro, propus no meu coração, examinar alguns usos e costumes vivenciados pelos israelitas no decorrer de sua história, bem como, os ensinos do Novo Testamento acerca da questão, a fim de contribuir na edificação da Igreja do Senhor Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volta as Aulas com Cristo Primeira Igreja Batista de Sao Miguel do Guapore RO

Profeta do Rap faz Culto no Prezidio Agenor na Cidade de Ji Parana-RO Quarta-Feira 03 de Outubro de 2012